Mel
O mel é pré-digerido pelas abelhas e por isto seu açúcar é simples, possibilitandosua assimilação direta pelo sangue e o aumento da sua capacidade energética. Quando se toma o mel, imediatamente passa a circular no sangue uma fonte deenergia muscular para o coração, a Glucose, equanto a Levulose fica em reserva no fígado que, transformada em glucose vai aos poucos alimentando o sangue.
Para reconstituir o organismo nesse processo de assimilação rápida, o mel oferece minerais de ferro, fósforo e cálcio. Epecialmente benéficos às crianças - organismos débeis - em fase de formação e para recuperar o desgaste intelectual, o que é muito favorável a aprendizagem.
Com seus fermentos, higieniza o intestino uma vez que absorve os farináceos eaçucares que lá fermentam. Tonifica os músculos pela presença do acido fórmico.
Nos consumidores constantes de mel, os vasos sanguineos e o coração funcionambem melhor, tanto é que velhos soviéticos (alguns alcançando 160 anos) têm o melcomo alimento principal e diário em sua dieta.
Outros beneficios do Mel:
* O mel não engorda porque é assimilado diretamente pelo sangue, não formandotecido adiposo; um dos mais perfeitos alimentos e também:
- Antibiótico natural;
- Tomado ao deitar-se, sedativo e tranquilizante;
- Aplicado na pele e diluído em seguida com a mão molhada, é um excelentecosmético, porque age como nutriente celular, suprindocarências de vitaminas e destruindo bactérias ou parasitas;
- Cicatrizante, sendo usado principalmente em feridas de difícil cicatrização,eliminando quelóides;
- Massageando-o no cabelo elimina as caspas e tonifica o couro cabeludo;
- É usado para recuperacão de pessoas debilitadas;
- O usuário do mel está livre de problemas de próstata;
- Reconstitui o organismo fornecendo minerios de ferro e sais minerais;
- Melhora o desempenho sexual;
- Evita caibras e tonifica os musculos pela presença do ácido fórmico;
- Sua ingestão fornece energia instantânea;
- O uso diário do mel previne males, regulariza e reforça o coração e o organismo;
- Os benefícios serão vários: problemas do organismo, dores, gastrite, intestinopreso, ma circulação, problemas respiratórios e muitos outros amenizarão e atémesmo desaparecerão.
O Poder da Cura do Mel
Foi comprovado por vários cientistas, principalmente soviéticos, que o ácido fórmico encontrado no mel, além de ajudar na sua conservação, se deve a ele o alto poderde cura do mel. No organismo, atua como poderoso anti-séptico e anti-reumático. Na composição básica do mel, encontram-se: Água (17,7%), Glucose (34,0%),Levulose (40,5%), Sacarose (1,9%), Minerais (0,18%). São encontrados tambémoutros ácidos como amóIico, vínico, cítrico, oscálico, láctico e vários alcalóidesvegetais. Frequentemente se descobre novas vitaminas em sua composição como:a E, que dá fertilidade, a K anti-hemorrágica, a PP rica em ácido nicotínico, etc.
A ação vasodilatadora e diurética do mel é possivel pela ação da Levulose, que atua aumentando a irrigação do sistema coronário. A Levulose tonifica o coração eregulariza a circulação miocardia naturalmente, normaliza a tensao arterial. No sistema simpático, corrige as alterações hepáticas, especialmente o prurido das ictérias, estabilizando a função do fígado. Combate os choques hipoglicêmicos, quando a vítima entra em estado de depressãoe abatimento, às vezes seguida por convulsões, provocada pela baixa de glicose no sangue.
É um antídoto para venenos além de proporcionar poderoso tratamento fitoterápico,uma vez que as abelhas visitam até flores de plantas tóxicas, mas que não sãotóxicas através do néctar, a exemplo da papoula. É importante lembrar que, uma alimentação sadia, e os produtos das abelhas,contribui para cuidar da maioria das doenças: A própolis, antibiótico natural, nãotóxico. O mel, tonifica e acalma, A geléia real rejuvenesse, da estabilidade biológicae vigor sexual. O pólen suplementa e regulariza.
O mel e um alimento natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flôres.É também este que determina a cor e sabor do mel. Os mais claros tem sabor mais suave e menos sais minerais. Os mais escuros tem paladar mais forte, mais sais minerais e são mais laxativos.
O mel e um alimento natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flôres.É também este que determina a cor e sabor do mel. Os mais claros tem sabor mais suave e menos sais minerais. Os mais escuros tem paladar mais forte, mais sais minerais e são mais laxativos.
A cristalização é a garantia mais certa de que o mel seja legitimo. Pois somente omel verdadeiro cristaliza de forma homogênica. Porém este efeito não altera em nadaas propriedade do mel, que poderá ser consumido cristalizado ou se preferiraqueçaa-o em banho-maria por 5 minutos aproximadamente, para que o mel volte ao estado Iíquido, sem que. ultrapasse 50°C.
Dicas para o uso do mel
No lugar da margarina (pães, bolos, saladas, queijos, etc), como adoçante geral (vitaminas, café, leite e chás), como primeira refeição (uma colher de sopa de mel misturada com duas bananas amassadas, ou outras frutas). Obs.: Se o seu estômago parece não aceitar mel, por problemas de gastrite ououtros males, use-o aos poucos e gradativamente, também misturado a alimentos,e o próprio mel curará.